Os 5 nomes carros chineses mais estranhos do que você pensa

Os carros chineses chegam ao Brasil com nomes que são números e siglas, poucos trazem alguma palavra. Isso se deve aos costumes diferentes dos países asiáticos.

Os japoneses e os coreanos tentam amenizar isso nos nomes dos carros, usando palavras menos exóticos e de fácil compreensão. Já os chineses, ainda preferem fazer de seu jeito.

VEJA TAMBÉM:

No Brasil, algumas representações até mudaram os nomes dos carros para facilitar a aceitação. O Jac J3 se chama Tongyue em sua terra natal, certamente não daria certo por aqui.

Outras marcas mantiveram os nomes chineses de seus carros por aqui, como a BYD. A linha Ocean (Dolphin e Seal) faz referências a animais marinhos e a linha Dynasty às dinastias chinesas (Yuan, Han e Tan).

No mercado interno chinês essa questão de nomes dos carros é completamente fora da casinha. Separamos aqui cinco vezes que eles batizaram seus veículos de forma bem estranha para nossa mentalidade ocidental.

1. Geely Beauty Leopard

geely beauty leopard
Apesar do nome, ele tem nada de belo ou de leopardo (Foto: Geely | Divulgação)

Hoje a Geely é uma gigante que é dona da Volvo e usou o know how dos suecos para melhorar seus carros. Mas, no início da carreira, ela fez o primeiro cupê esportivo da China: o Beauty Leopard.

O nome do carro chinês, que significa, literalmente “Beleza Leopardo” soa meio desconexo. O “beleza” do nome é no sentido estético, não é que o leopardo está recebendo um “joinha”.

2. GWM King Kong Cannon

A picape com nome de primata é parente da GWM Poer que será feita no Brasil (Foto: GWM | Divulgação)
Será que alguém irá importar esse emblema para colocar na versão nacional? (Foto: GWM | Divulgação)

A picape média GWM Poer, que será feita no Brasil, possui uma irmã com desenho diferente. O nome é King Kong Cannon. Isso mesmo, igual ao macaco gigante dos filmes.

O nome é usado pelo carro chinês fora de sua terra natal, em mercados como a Rússia. Só não encontramos a semelhança entre a picape e o King Kong. Será que foi batizada por Homer Simpson?

3. Chery QQ Ice Cream

chery qq ice cream happy peach
Quem chama o Up de pote de sorvete nunca viu o novo QQ (Foto: Chery | Divulgação)

O Chery QQ foi um dos carros mais bem sucedido da primeira investida chinesa no Brasil. Na geração atual ele virou elétrico e ficou ainda menor, usando diminutas rodas de 12 polegadas.

O nome do carro chinês ficou maior, virou Chery QQ Ice Cream. Sim, “sorvete”. O formato da carroceria parece mais com o de um pote de sorvete que o VW Up.

4. Chana

chana family 2006 prata
Quem importou essa vanzinha para o Brasil passou ileso pela quinta série (Foto: Chana | Divulgação)

O primeiro carro chinês a chegar ao Brasil foi o furgão Chana Cargo. Quem trouxe essa marca para o Brasil viu a oportunidade de vender um veículo de carga mais barato que uma Kombi, mas não se atentou ao nome.

Para quem é mais inocente, o nome dessa marca chinesa é uma gíria para a genitália feminina. Essa montadora pertence a um grupo chamado Chang’an, nome que poderia ser usado aqui por esse carro chinês sem virar piada.

Desafiamos vocês a ver o comercial da Chana sem rir:

5. GWM Ora Funky Cat

ora funky cat azul frente parado
Após ser lançado no Brasil como Ora 03, o nome Funky Cat começou a ser abandonado na Europa e outros mercados (Foto: GWM | Divulgação)

A GWM começou a vender o Ora 03 na Europa antes de trazê-lo ao Brasil. O carro elétrico usa por lá o seu nome chinês, Funky Cat. Nosso mercado foi o primeiro a adotar o nome “careta” 03, que foi estendido aos outros mercados ocidentais.

A Ora é a submarca de elétricos compactos da GWM. Seus carros trazem nomes com referências a gatos, como Lightning Cat, Punky Cat, Ballett Cat, Good Cat e… Mecha Dragon. Sim, esse último não é um gato. Vai entender…

O post Os 5 nomes carros chineses mais estranhos do que você pensa apareceu primeiro em AutoPapo.



from AutoPapo https://ift.tt/wIyvBZb
via IFTTT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é ADAS? É de comer, ou faz o carro andar sozinho?

Lamborghini acha importante manter a identidade em seus carros