Postos com calibradores de pneus quebrados poderão ser multados
A Câmara Municipal de Teresina colocou em análise, um projeto de lei que endurece as regras para o uso de calibradores de pneus nos postos de combustíveis da capital. A proposta altera a Lei Municipal nº 4.219/2012, que já obrigava os estabelecimentos a disponibilizar o equipamento, mas não aplicava consequências em caso de descumprimento.
Aos postos que mantiverem calibradores inoperantes estarão sujeitos a advertência e terão 30 dias para regularização. Se não ocorrer a regularização, serão aplicadas multas a partir de R$ 500, podendo dobrar em casos de reincidência até o limite de R$ 8 mil.
VEJA TAMBÉM:
- Multa por andar na contramão; valores e pontos na CNH
- Porsche mantém vivo o câmbio manual
- Estado nos EUA passará a multar motoristas distraídos por celular
Essa nova norma prevê que qualquer cidadão poderá denunciar falhas no cumprimento da lei. Estabelecimentos autuados terão dez dias para apresentar defesa e, em caso de indeferimento, deverão pagar a multa em até 15 dias.
Os valores arrecadados serão destinados a programas e ações sociais voltados a pessoas com deficiência, salvo se o Poder Público apontar outra prioridade de interesse público. Caso aprovado, o projeto entra em vigor 45 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.
O vereador Carlos Ribeiro (PDT), afirmou que muitos postos mantêm calibradores quebrados ou fora dos padrões técnicos do Inmetro e do Imepi. Ele destacou ainda os riscos à segurança viária, lembrando que pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível, causam desgaste irregular e podem provocar acidentes.
from AutoPapo https://ift.tt/weNHsI6
via IFTTT
Comentários
Enviar um comentário