Jeep Compass 2024 terá novo motor 2.0 turbo em versão esportiva

O Jeep Compass feito em Pernambuco superou 360 mil unidades fabricadas em seis anos de mercado. Mas, como a nova geração ainda vai demorar um pouco a chegar (está prevista para 2025), há tempo de aprimorar o SUV atual. E uma das novidades, que acaba de estrear nos Estados Unidos, é o motor 2.0 turbo a gasolina, que chega para substituir o antigo 2.4 litros aspirado. Pois este novo motor também equipará o Compass 2024 no Brasil.
Por aqui, o antigo 2.4 Tigershark flex foi substituído em 2021, na última reestilização do SUV. Foi quando o Jeep Compass ganhou o atual 1.3 turbo flex T270 de origem Fiat. O antigo 2.4 chegou aos 186 cv de potência e 24,9 mkgf de torque, mas sempre teve números de consumo ruins. Nos EUA, o Tigershark a gasolina tinha 182 cv e 24,2 mkgf. Já o 1.3 turbo flex, além de mais econômico, tem 183 cv e um torque máximo de 27,5 mkgf entregue logo a 1.750 rpm.
Leia Mais
Pois o novo 2.0 turbo terá a mesma lógica. Na versão a gasolina, gera 203 cv de potência e um torque de 30,5 mkgf também disponível por inteiro em baixa rotação. Dessa forma, é mais ágil que o 2.4, bem como é mais econômico. Nos EUA, o novo motor trabalha com um câmbio automático de oito marchas. Mas, no Brasil, ele vai equipar uma inédita versão de apelo esportivo que virá no Compass 2024. O lançamento é esperado para o fim deste ano.
Motor de nova geração
O novo motor 2.0 turbo faz parte da geração de motores médios globais da Stellantis (GME), que será mais eficiente. Por exemplo, tem bloco de alumínio, sistema Start/Stop e turbocompressor com dupla ventoinha (twin scroll) para maior eficiência. Segundo a revista Quatro Rodas, este será o motor 2.0 mais avançado no Brasil, com até 260 cv e 40 mkgf obtidos com etanol. O conjunto mecânico usará o atual câmbio de nove marchas das versões 2.0 TD350 turbodiesel, com tração 4x4.
Outra informação, esta publicada pelo AutoSegredos, aponta que este motor vai equipar futura picape nacional da RAM, que a Stellantis vai produzir em Goiana (PE). O modelo - que pode resgatar o nome Dakota - está em fase final de testes e estreia neste ano.

Divulgação / Jeep
Nova geração do Jeep Compass em 2025
Mais adiante, com a chegada da nova geração, o Jeep Compass migrará para a nova plataforma modular global da Stellantis, a STLA Medium. Esta arquitetura permitirá a eletrificação do SUV a partir de 2025, quando a legislação brasileira de emissões avançará mais uma fase e terá padrões bem mais rigorosos. Ou seja, a próxima geração do Compass será híbrida. Assim, vai combinar motor a combustão e conjunto elétrico com bateria para ter autonomia de 700 km.

Divulgação / Stellantis
Compass 2023 atual é bom de loja
Lançada em 2016, a atual geração do Compass foi o SUV mais vendido do Brasil em 2017 e 2018. Além disso, em 2022, foi o terceiro colocado, com 63.564 vendas, atrás de Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Na atual linha 2023, o Compass usa motor T270 e câmbio automático de seis marchas. A tabela do SUV vai de R$ 184.490 até R$ 206.990.
Há também a opção do motor TD350 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 mkgf com o câmbio automático de nove marchas e tração 4x4. Nesta configuração, os valores vão de R$ 229.590 a R$ 249.690. Por fim, o Jeep Compass tem ainda a versão híbrida 4Xe (240 cv e 27,5 mkgf), que é importada da Itália e tem preço de R$ 338.400.
O post Jeep Compass 2024 terá novo motor 2.0 turbo em versão esportiva apareceu primeiro em Jornal do Carro - Estadão.
from Notícias - Jornal do Carro - Estadão https://ift.tt/nhOLXjP
via IFTTT
Comentários
Enviar um comentário