Saveiro x Strada: quando a veterana é melhor que a líder?
Pouco depois de a Fiat apresentar a linha 2024 da Strada, a Volkswagen atualizou a veterana Saveiro. As duas picapes trouxeram versões inéditas e novidades estéticas. A italiana apostou na inédita Ultra, que ganhou motor Turbo 200 1.0 de 130 cv. A unidade também passa a equipar a versão Ranch. Já a Volks lançou a Extreme, com pegada aventureira para substituir a Cross e assumir o topo da linha.
VEJA TAMBÉM:
- Saveiro 2024 estreia com nova versão Extreme para enfrentar Strada Volcano, mas não a Ultra
- Fiat Strada 2024: fim do 1.4, motor turbo e nova versão! Tudo sobre!
- VW Saveiro e Fiat Strada: entenda as estratégias (bem diferentes) das duas picapes
Cada marca adotou uma estratégia diferente. A Fiat renovou completamente a Strada em 2020 e ela se tornou um fenômeno. Com isso, a ampliou o número de versões para manter seu desempenho. A picape foi líder geral de vendas em 2021 e 2022. Em 2023, a italiana fechou julho com quase 61 mil unidades emplacadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Já a VW tem sido mais comedida. Sem conseguir brigar em pé de igualdade, ela preferiu enxugar a linha e apostar em versões mais cirúrgicas com foco em frotistas, empresas, mas sem deixar o consumidor final de fora. Satisfeita com seus 24,4 mil emplacamentos em 2023, ela preferiu gastar o mínimo para garantir a rentabilidade, mas sem querer brigar pela liderança.
O que cada picape oferece?
A Fiat Strada chega em sua linha 2024 com oito versões e preços que variam de R$ 100.990 a R$ 135.990. Já a Volkswagen Saveiro chega em quatro versões e valores que variam de R$ 97.770 a R$ 114.580.
Strada

A picapinha italiana é oferecida com duas opções de motores enquanto a alemã conta apenas com um bloco no catálogo. A Fiat retirou de linha o antigo motor 1.4 de 88 cv e oferece a unidade Firefly 1.3 de 107 cv e 14,3 kgfm. Esse motor pode ser combinado com caixa manual de cinco marchas ou automática (do tipo CVT), com emulação para sete velocidades.
A Strada também passa a contar com a unidade Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque (exclusivo nas versões Ranch, Ultra e Edizione 25), sempre acoplada à caixa automática.
Saveiro

Já a Saveiro é equipado com conhecido MSI 1.6 de 116 cv e 16,1 kgfm de torque. O bloco é associado à excelente caixa manual de cinco marchas da Volks.
Transporte de carga (cabine simples)
Quando o assunto é carga, a Strada também leva a melhor que a Saveiro. A picape de Betim, na versão cabine simples (que ela chama de Plus), tem carga útil 720 kg e comporta 1.354 litros de volume. Boa parte de sua robustez está na suspensão traseira com feixes de mola, que suporta mais peso que as helicoidais.

Já a caminhonete da Anchieta tem carga útil declarada de 664 quilos e 1.024 litros (924 litros VDA) de volume. Ou seja, a italiana carrega mais peso e volume na caçamba. Por outro lado, a Saveiro tem rodar mais suave e oscila menos quando a caçamba está vazia, pois utiliza molas comuns (helicoidais) de duplo estágio e batentes hidráulicos.
Transporte de passageiros (cabine dupla)
Para transporte, as versões cabine dupla de Strada e Saveiro têm a mesma lotação. No entanto, a italiana pontua mais uma vez por oferecer carroceria com quatro portas e a alemã apenas duas portas.

Aliás, a Saveiro é a única picape cabine dupla com duas portas do mercado. Assim, o embarque e desembarque da Strada é mais prática e eficaz.
Para o lazer, Saveiro ou Strada?
Se a escolha da picape for apenas para o uso pessoal, sem aplicação profissional, Saveiro e Strada têm seus predicados. Nesse caso, vamos descartar as opções para apenas dois passageiros e focar nas versões cabine dupla.
Saveiro Robust CD
A Saveiro oferece duas opções: Robust CD e Extreme CD. A primeira é a picape cabine dupla mais barata do mercado, com preço sugerido de R$ 109.710. Seu pacote é bem simplificado, sem direito a para-choque pintado na cor da carroceria e as rodas são de aço. Seu pacote de conteúdos oferece o básico: direção hidráulica, vidros elétricos, ar-condicionado, sensor de ré, controles de tração e estabilidade, além de rack de teto.
Saveiro Extreme CD

Por R$ 114.580, o consumidor leva para a casa a versão Extreme, que incorpora multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré), volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, acabamento exclusivo santo-antônio integrado ao rack e capota marítima.
Strada Freedom CD
Já na Fiat, os preços iniciais são mais elevados. A versão Freedom CD tem direção elétrica, vidros elétricos, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, rodas em aço com calotas de 15 polegadas e capota marítima.
Strada Volcano CD

Num degrau acima, por R$ 114.990, a Volcano CD adiciona multimídia (com conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay), sensor de ré, santo-antônio e rodas de liga leve de 16 polegadas. Por R$ 6 mil a mais, o cliente pode levar Volcano com transmissão do tipo CVT.
Strada Turbo
No entanto, se consumidor fizer questão de mais torque esportividade, terá que desembolsar R$ 132.990 pelas versões Ranch e Ultra, equipadas com motor turbo. Por mais R$ 3 mil, pode levar para casa uma das 1.025 unidades da série comemorativa Edizione 25.
Pacotes de revisões de Saveiro e Strada
Valores referentes às seis primeiras revisões com intervalos de 12 meses ou 10 mil km (o que acontecer primeiro). Lembrando que o pacote da VW são de apenas cinco revisões. Confira!
Fiat Strada (motor 1.0 turbo)
- 1ª. R$ 660,00
- 2ª. R$ 676,00
- 3ª. R$ 764,00
- 4ª. R$ 860,00
- 5ª. R$ 688,00
- 6ª. R$ 1,196,00
- Total: R$ 4.844,00
Fiat Strada (motor 1.3)
- 1ª. R$ 540,00
- 2ª. R$ 704,00
- 3ª. R$ 556,00
- 4ª. R$ 1,524,00
- 5ª. R$ 584,00
- 6ª. R$ 860,00
- Total: R$ 4.668,00
Volkswagen Saveiro (motor 1.6)
- 1ª. R$ 793,95
- 2ª. R$ 876,73
- 3ª. R$ 783,73
- 4ª. R$ 1.215,41
- 5ª. R$ 783,73
- Total: R$ 4.456,55
Consumo Saveiro x Strada
Confira as médias de consumo de Saveiro e Strada, por tipo de motor e carroceria, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro:
Fiat Strada 1.3 CS
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 9,3 km/l | 10,0 km/l |
Gasolina | 13,1 km/l | 14,2 km/l |
Fiat Strada 1.3 CD
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,9 km/l | 10,0 km/l |
Gasolina | 12,5 km/l | 14,3 km/l |
Fiat Strada 1.0 turbo CD
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,4 km/l |
Gasolina | 9,4 km/l | 13,2 km/l |
Volkswagen Saveiro 1.6 CS
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 7,9 km/l | 9,1 km/l |
Gasolina | 11,5 km/l | 12,9 km/l |
Volkswagen Saveiro 1.6 CD
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 7,8 km/l | 8,9 km/l |
Gasolina | 11,3 km/l | 12,6 km/l |
Preços e versões
Fiat Strada
- Endurance CS 1.3: R$ 100.990
- Freedom CS 1.3: R$ 106.990
- Freedom CD 1.3: R$ 112.990
- Volcano CD 1.3: R$ 114.990
- Volcano CD 1.3 AT: R$ 120.990
- Ranch CD 1.0T AT: R$ 132.990
- Ultra CD 1.0T AT: R$ 132.990
- Edizione 25 CD 1.0 AT: R$ 135.990
Volkswagen Saveiro
- Robust 1.6 CS: R$ 95.770
- Trendline 1.6 CS: R$ 101.490
- Robust 1.6 CD: R$ 109.710
- Extreme 1.6 CD: R$ 114.580
Placar final

Num comparativo entre as duas únicas picapes leves do mercado, a Fiat Strada faz jus ao seu reinado. Ela supera a Saveiro em praticamente todos os quesitos. Tem melhores capacidades de carga e volume, motores mais eficientes, melhor plano de revisão e maior oferta de versões. E para não dizer que a Saveiro perdeu de zero, ela tem como única vantagem o preço mais acessível, tanto na versão de entrada, como na topo de linha.
Dessa forma, há muitas razões para optar pela Strada. No entanto, a Saveiro tem um argumento de venda forte que é fator preço. Além disso carrega na caçamba a boa fama de sua mecânica, que pode ser um fator de decisão diante dos modernos motores da italiana que ainda geram dúvidas nos consumidores mais ortodoxos.
O post Saveiro x Strada: quando a veterana é melhor que a líder? apareceu primeiro em AutoPapo.
from AutoPapo https://ift.tt/5gnrxHz
via IFTTT
Comentários
Enviar um comentário